quinta-feira, 10 de julho de 2014

Comemorações do centenário da 1ª Guerra Mundial e dos Loucos Anos 20


             Seleção de temas para a exposição e seleção musical para as "performances" de dança. Os objetivos da atividade foram cumpridos, pois assinalaram o impacto transformador da guerra e a reação cultural, nos anos 20, da sociedade ocidental. Motivou os alunos, a participarem em ações, com grande interesse pedagógico, que se realizaram no espaço exterior à sala de aula. A promoção da igualdade de género, através da valorização da atividade das sufragistas e da mudança de costumes, do pós-guerra e anos 20.
Os resultados das atividades realizadas no âmbito do Clube da Unesco foram muito positivos. A atividade do Holocausto atingiu e superou todos os objetivos previstos, dado ao sucesso obtido com a peça de teatro, que teve que alargar o número de espetáculos a toda a comunidade escolar, ao contrário do que inicialmente estava previsto. Verificou-se que toda a comunidade ficou sensibilizada para o problema do Holocausto em particular e a questão da Defesa dos Direitos Humanos em geral.
Os objetivos propostos para atividade «25 de abril» foram conseguidos, de uma forma bastante satisfatória. Os alunos demonstraram bastante empenho no trabalho de pesquisa e montagem da exposição, que suscitou interesse em toda a comunidade escolar. A Palestra contou com a participação das turmas dos 9º e 12º anos, verificando-se um grande interesse e envolvimento pelos assuntos tratados, culminando num debate entre o palestrante e os alunos sobre os factos da Guerra Colonial, da Revolução de abril e da conquista e defesa dos Valores da Democracia.
A atividade para comemorar o centenário da 1ª Guerra Mundial foi bastante positiva. O projeto da atividade «Recriação dos Loucos anos 20» foi desenhado pela turma 10º G, no âmbito do módulo IV de OTET - Organização e Gestão de Eventos. Os trabalhos para a exposição sobre a Primeira Guerra Mundial foram realizados pelos alunos do 9º ano, sob a orientação do professor da disciplina de História. Apesar da atividade ter sofrido alterações no que diz respeito à data e à dimensão prevista, teve sucesso. Os alunos que participaram, mostraram empenho e gosto pelo trabalho que desenvolveram e os espectadores ficaram sensibilizados com alguns acontecimentos/quadros relativos à época que se retratou.
Por último, deixamos que fossem as imagens, mais do que as palavras, a testemunhar a assunção de papéis e o protagonismo dos nossos alunos nas vertentes do seu crescimento enquanto pessoas.
Felgueiras, 09 de Julho de 2014
 
SEA UNESCO, Clube da Unesco
Cândida Gomes
Fernando Costa
Joaquim Pinho

Sem comentários:

Enviar um comentário